Estágio – Agronomia
Processo de Seleção de Estágio
O IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais está com inscrições abertas até o dia 04/12/2016, para o processo seletivo de uma vaga de:
Estagiário no Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF)
O IPEF, criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal.
O IPEF tem como missão, “Contribuir para o desenvolvimento técnico‐científico, social e econômico do setor de base florestal viabilizando a realização de pesquisas cooperativas entre empresas através da integração com Universidades, Centros de Pesquisas e Sociedade”.
O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF), promove o estabelecimento do manejo integrado dos agentes daninhos às florestas, estudando os insetos-praga, os fitopatógenos e seus efeitos no ecossistema florestal, desenvolvendo tecnologias adequadas para o controle e baseadas em aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais.
O programa possui forte atuação em projetos de pesquisa com renomadas instituições no Brasil e exterior.
Qualificações necessárias:
– Ser aluno de graduação de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Agronomia, Ciências Biológicas;
– Desejável ter cursado disciplina relacionada à entomologia ou manejo integrado de pragas;
– Pleno conhecimento das ferramentas do pacote Office;
– Experiência ou interesse com a temática proteção florestal;
– Exige-se disponibilidade mínima de 15 horas semanais para o estágio;
– Disponibilidade para viagens em todo o território nacional; e
– Disponibilidade para residir em Piracicaba/SP.
Descrição das atividades:
Início das atividades: fevereiro de 2018
Duração mínima: 6 meses
O estagiário irá atuar em diversas atividades do programa com enfoque no processamento de amostras coletadas no estudo de balanço de carbono.
Áreas de atuação:
Processamento de dados: O estagiário participará do processamento de dados e análises de informações de experimentos, bem como redação de trabalhos científicos.
Manejo de pragas e doenças: O estagiário participará de visitas para avaliação fitossanitária de experimentos, redação de documentos técnico-científicos relacionados à proteção florestal.
Visitas técnicas e eventos: O estagiário participará da organização e coordenação de visitas e reuniões relacionadas ao tema de proteção florestal.
Benefícios oferecidos
– Bolsa de estágio compatível com Iniciação Científica; e
– Vale transporte.
Os interessados deverão enviar currículos (máx. 2 páginas) por e-mail (renato@ipef.br), para o Coordenador Executivo do PROTEF, Luís Renato Junqueira.